Regimes de visibilidade no ecossistema de propaganda participativa: a regulação para além do jurídico 

O espaço das plataformas digitais é atravessado pelas regras de termo de uso e critérios nem sempre explícitos pelas big techs. Esse é o tema da reportagem publicada no Le Monde Diplomatique Brasil por Isadora Lira, doutoranda em sociologia da UFPB e integrante do Intervozes.  Isadora conversou com diferentes especialistas na área sobre os problemas…

Publicado em

O espaço das plataformas digitais é atravessado pelas regras de termo de uso e critérios nem sempre explícitos pelas big techs. Esse é o tema da reportagem publicada no Le Monde Diplomatique Brasil por Isadora Lira, doutoranda em sociologia da UFPB e integrante do Intervozes. 

Isadora conversou com diferentes especialistas na área sobre os problemas dos regimes de visibilidade, colocados em prática pelas plataformas, e sobre as alternativas para regular o poder destas empresas. Na reportagem, uma das entrevistadas é Lori Regattieri, pesquisadora sênior na área de inteligência artificial na Fundação Mozilla e fundadora do Ecomídia. 

No diálogo com Isadora, Lori explora as semelhanças entre a mídia tradicional e as big techs e fala sobre o hackativismo movimentos indígenas e de justiça climática para subverter a concentração de poder das plataformas digitais. Ela comenta, ainda, sobre as formas de moderação automatizadas e humanas empregadas na internet e seus limites.

Num contexto de discussão sobre a regulação das redes sociais, a reportagem explora a questão da moderação para além do âmbito jurídico, enriquecendo o debate sobre uma internet mais justa e participativa.

Leia a reportagem completa no Le Monde Diplomatique Brasil:

(In)visibilidades na rede: discurso de ódio e censura das plataformas

Plataformas permitem discursos violadores de direitos e censuram grupos marginalizados, mas a internet é também um espaço de disputa e de resistência

COMPARTILHE ESSE POST:

LEIA MAIS


  • Publicado em

    Plataforma Eco-mídia é lançada no 13º Fórum Brasileiro de Internet

    A plataforma Eco-mídia: Tecnologia em tempos de emergência socioambiental climática  será lançada no dia 2 de junho no Fórum Brasileiro de Internet (FIB). O evento, desde 2011, vem debatendo sobre a consolidação e expansão da Internet no Brasil. O Eco-mídia será apresentado durante o painel “Direitos digitais e justiça socioambiental climática: Tecnologias, internet e práticas…

    Publicado por

    LEIA MAIS: Plataforma Eco-mídia é lançada no 13º Fórum Brasileiro de Internet
  • Publicado em

    8 de Janeiro e a crise da informação na democracia brasileira

    Artigo de  Lori Regattieri, fundadora do Ecomídia, para o Tech Policy Press fala sobre as eleições gerais brasileiras de 2022 e os violentos tumultos liderados por apoiantes do ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro em 8 de janeiro de 2023. Em meio à preocupação global sobre a necessidade de infraestrutura pública digital acessível para promover uma…

    Publicado por

    LEIA MAIS: 8 de Janeiro e a crise da informação na democracia brasileira
  • Publicado em

    Amazônia online

    Amazônia online: conectando pessoas e salvaguardas de direitos humanos foi o tema de uma das sessões do Internet Governance Forum – 2022, organizada por Beatrice Bonami, do Instituto Vero e com a participação de Lori Regattieri, fundadora do Ecomídia, dentre outros convidados. O tema central do painel foi a discussão sobre como a governança da…

    Publicado por

    LEIA MAIS: Amazônia online
pt_BRPortuguese