Direitos digitais e justiça climática

O evento Green Screen: Digital Rights and Climate Justice reuniu cerca de 50 pessoas em Berlim para discutir como o enfrentamento às mudanças climáticas depende também de uma Internet sustentável e equitativa. A atividade foi promovida por Mozilla Foundation, Ariadne Network, ISOC, Mercator, e Ford Foundation.  Orientadas por investigações, os debates centraram-se em quatro pontos:…

Publicado em

O evento Green Screen: Digital Rights and Climate Justice reuniu cerca de 50 pessoas em Berlim para discutir como o enfrentamento às mudanças climáticas depende também de uma Internet sustentável e equitativa. A atividade foi promovida por Mozilla Foundation, Ariadne Network, ISOC, Mercator, e Ford Foundation. 

Orientadas por investigações, os debates centraram-se em quatro pontos: política e advocacia, desinformação e desinformação climática, práticas abertas, e normas e governança.

Harriet Kingaby e Lori Regattieri, fundadora do Ecomídia, facilitaram o painel  “Má informação e desinformação climática”, que refletiu sobre como a desinformação está impactando negativamente o enfrentamento à crise climática. Os presentes buscaram analisar o status quo dos actores globais da desinformação, e identificar caminhos para ambientes saudáveis nos meios de comunicação social. 

“Seja pelo discurso pago pela indústria dos combustíveis fósseis, campanhas de relações públicas, lavagem verde, ceticismo climático, distracção, estratégias de caos, ou o assédio direcionado aos activistas climáticos -, o que é evidente é que a desinformação atrasa a acção climática, e que são urgentemente necessárias soluções reais”, destacam os mediadores no relatório do evento.

COMPARTILHE ESSE POST:

LEIA MAIS


  • Publicado em

    Plataforma Eco-mídia é lançada no 13º Fórum Brasileiro de Internet

    A plataforma Eco-mídia: Tecnologia em tempos de emergência socioambiental climática  será lançada no dia 2 de junho no Fórum Brasileiro de Internet (FIB). O evento, desde 2011, vem debatendo sobre a consolidação e expansão da Internet no Brasil. O Eco-mídia será apresentado durante o painel “Direitos digitais e justiça socioambiental climática: Tecnologias, internet e práticas…

    Publicado por

    LEIA MAIS: Plataforma Eco-mídia é lançada no 13º Fórum Brasileiro de Internet
  • Publicado em

    8 de Janeiro e a crise da informação na democracia brasileira

    Artigo de  Lori Regattieri, fundadora do Ecomídia, para o Tech Policy Press fala sobre as eleições gerais brasileiras de 2022 e os violentos tumultos liderados por apoiantes do ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro em 8 de janeiro de 2023. Em meio à preocupação global sobre a necessidade de infraestrutura pública digital acessível para promover uma…

    Publicado por

    LEIA MAIS: 8 de Janeiro e a crise da informação na democracia brasileira
  • Publicado em

    Amazônia online

    Amazônia online: conectando pessoas e salvaguardas de direitos humanos foi o tema de uma das sessões do Internet Governance Forum – 2022, organizada por Beatrice Bonami, do Instituto Vero e com a participação de Lori Regattieri, fundadora do Ecomídia, dentre outros convidados. O tema central do painel foi a discussão sobre como a governança da…

    Publicado por

    LEIA MAIS: Amazônia online
pt_BRPortuguese