Amazônia online: conectando pessoas e salvaguardas de direitos humanos foi o tema de uma das sessões do Internet Governance Forum – 2022, organizada por Beatrice Bonami, do Instituto Vero e com a participação de Lori Regattieri, fundadora do Ecomídia, dentre outros convidados.
O tema central do painel foi a discussão sobre como a governança da internet pode contribuir para melhorar a visibilidade e a compreensão das políticas climáticas e ambientais.
Três grandes perguntas orientaram o debate e tiveram como horizonte gerar uma lista de recomendações aos governos locais, a fim de assegurar um ambiente tecnológico justo para todas as gerações futuras:
1. Quais são os mecanismos existentes de governação da Internet para assegurar a conectividade entre os territórios indígenas na floresta Amazônica, e como transformar a conexão digital numa realidade para todos os cidadãos que habitam a floresta?
2. Como governança da Internet pode ajudar a reduzir a desinformação climática e ambiental, e como podem as plataformas sociais digitais ser um dispositivo para quebrar os ciclos de desinformação entre os países em desenvolvimento?
3. Como podem os fóruns de governação da Internet melhorar a participação das populações indígenas, patrocinando a sua voz e os seus conhecimentos nativos nos processos de tomada de decisões?