Incêndios florestais e desinformação no Brasil: os propagandistas do Estado contra o movimento pela justiça climática.

Lori Regattieri apresentou o artigo “Desinformação em escala no Brasil: o caso dos propagandistas do Estado contra o movimento pela justiça climática” no Workshop (9-10 de março de 2022) organizado pelo Projeto Technology and Social Change, do Shorenstein Center, da Harvard Kennedy School.  O evento abordou os desafios da pesquisa sobre desinformação e buscou identificar…

Publicado em

Lori Regattieri apresentou o artigo “Desinformação em escala no Brasil: o caso dos propagandistas do Estado contra o movimento pela justiça climática” no Workshop (9-10 de março de 2022) organizado pelo Projeto Technology and Social Change, do Shorenstein Center, da Harvard Kennedy School. 

O evento abordou os desafios da pesquisa sobre desinformação e buscou identificar os danos digitais causados às diversas comunidades, além de medir os custos financeiros da desinformação para a sociedade em geral. 

O artigo de Lori Regattieri, que é parte de sua tese de doutorado, foi apresentado no painel “Danos digitais do Sul Global” e abordou o impacto da promoção de informações falsas sobre sobre incêndios florestais no Brasil em 2020. 

Naquele ano, a floresta amazônica do Brasil sofreu os piores incêndios em uma década. E durante este período, Lori observou que “aumentaram os botnets, os portais de junk news e a desinformação. Isso aumentou a promoção de informações falsas sobre as possíveis causas dos incêndios e as medidas cabíveis para mitigar a destruição da floresta, além do crescimento da propaganda imprecisa sobre as ações do governo durante a temporada de incêndios”. 

Sua investigação se debruça sobre esse contexto e aponta como o movimento de justiça climática reformulou e adaptou sua estratégia para intervir, buscando verificar fatos, realizar mobilizações digitais e ações coletivas para alavancar as vozes dos povos indígenas.

COMPARTILHE ESSE POST:

LEIA MAIS


  • Publicado em

    Plataforma Eco-mídia é lançada no 13º Fórum Brasileiro de Internet

    A plataforma Eco-mídia: Tecnologia em tempos de emergência socioambiental climática  será lançada no dia 2 de junho no Fórum Brasileiro de Internet (FIB). O evento, desde 2011, vem debatendo sobre a consolidação e expansão da Internet no Brasil. O Eco-mídia será apresentado durante o painel “Direitos digitais e justiça socioambiental climática: Tecnologias, internet e práticas…

    Publicado por

    LEIA MAIS: Plataforma Eco-mídia é lançada no 13º Fórum Brasileiro de Internet
  • Publicado em

    8 de Janeiro e a crise da informação na democracia brasileira

    Artigo de  Lori Regattieri, fundadora do Ecomídia, para o Tech Policy Press fala sobre as eleições gerais brasileiras de 2022 e os violentos tumultos liderados por apoiantes do ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro em 8 de janeiro de 2023. Em meio à preocupação global sobre a necessidade de infraestrutura pública digital acessível para promover uma…

    Publicado por

    LEIA MAIS: 8 de Janeiro e a crise da informação na democracia brasileira
  • Publicado em

    Amazônia online

    Amazônia online: conectando pessoas e salvaguardas de direitos humanos foi o tema de uma das sessões do Internet Governance Forum – 2022, organizada por Beatrice Bonami, do Instituto Vero e com a participação de Lori Regattieri, fundadora do Ecomídia, dentre outros convidados. O tema central do painel foi a discussão sobre como a governança da…

    Publicado por

    LEIA MAIS: Amazônia online
pt_BRPortuguese